top of page
Buscar

7 Passos simples para praticar Inglês escutando música


ree

A língua inglesa é a primeira escolha da maioria das pessoas que deseja aprender outro idioma. Além de ser muito mais simples do que o português, o inglês é um idioma popular, muito usado nos negócios, no cinema nas músicas e é possível encontrar alguém que o fale em qualquer lugar do mundo.

Porém, aprender qualquer língua estrangeira, até mesmo o inglês, não é assim tão simples. Então, é preciso se aproveitar de algumas técnicas que podem facilitar o aprendizado da língua inglesa.Especialistas afirmam que é preciso ir além do ensino didático, ou seja, daquele que é feito em sala de aula por meio de gravações, exercícios e leituras, e que o ideal é praticá-lo também em situações do dia a dia.

Assim, aliar a aprendizagem do inglês com hobbies é uma prática valiosa e que acelera muito o aprendizado. E como a maioria das pessoas gosta de ouvir músicas, uma excelente ideia é unir essas duas atividades. Então, conheça agora sete dicas práticas e eficientes para praticar o seu inglês escutando música.


1 – Cantores e Músicas Favoritas

Prefira ouvir seus cantores favoritos e selecione as músicas que você mais gosta.

Pode ser a trilha sonora de um filme ou série que você ama ou uma daquelas canções que te trazem boas lembranças. O importante é estabelecer uma conexão positiva com as músicas, tornando assim muito mais interessante cantá-las e sair por aí praticando o seu inglês.

Escolhida a música, ouça-a diversas vezes e comece o aprendizado com muita diversão!


2 – Use Aplicativos

Uma boa dica é utilizar aplicativos para te ajudar com as letras das músicas e com as pronúncias.

Aplicativos como o Lyrics Training foram feitos especialmente para pessoas como você, que querem aprender inglês com suas músicas favoritas. Ele dá a letra com palavras faltando e você precisa ouvir a música e completar as lacunas. É muito divertido e chega até mesmo a ser viciante.


3 – Escreva

Escreva as letras enquanto estiver ouvindo as músicas. Esta é uma dica para pessoas com um vocabulário mais avançado, pois é preciso ter um ouvido apurado e certo costume com o idioma e a fonética das palavras.

Faça também uma lista com as palavras que você julgar serem interessantes ou que você não saiba muito bem o significado. Lembrando que é sempre preferível escrever a mão, pois a fixação é maior do que quando o texto é digitado.

O objetivo aqui é treinar o seu “reading” e também o seu “writing” ao mesmo tempo.


4 – Traduza

Com a letra da música em mãos, pegue seu dicionário ou acesse ferramentas online de tradução e comece a traduzir a letra.

Ao terminar, procure pela letra traduzida e compare com a sua tradução. Veja como você se saiu. Não se preocupe se a sua tradução não estiver perfeita. Observe onde errou, anote as palavras novas para fixá-las e saiba que treinando com outras músicas você logo conseguirá melhorar suas traduções.

E lembre-se, muitas músicas em inglês contêm expressões idiomáticas, gírias e outras palavras que não são usadas com significado literal. E isso é ótimo, pois fará que você pegue cada dia mais “macetes” do inglês.


5 – Cante

Cante junto com a música para aprimorar a fonética e a fala. Cante alto, solte a voz, balance o corpo enquanto canta. Não sinta medo, muito menos vergonha.

Quando você canta a letra, a musicalidade das palavras ajuda você a pronunciar melhor as frases. No mais, nossa memória auditiva costuma ser muito eficiente, principalmente com músicas que nos agradam.

Divirta-se, ao mesmo tempo que treina seu “speaking”.


6 – Diversifique os estilos musicais

Uma outra dica bacana é diversificar os estilos musicais. Diversificando os estilos você aprende novas palavras, expressões e até mesmo sotaques.

Ouça músicas com letras e estilos diversificados para aprimorar o seu vocabulário e a sua fonética.

E uma boa dica: alguns sites mostram a letra das músicas conforme a dificuldade de suas letras. E isso pode ser muito útil.


7 – Escute mais e mais Músicas

Ouça mais músicas! Ouvir músicas é bom para a mente, pois estimula várias áreas de aprendizado e ajuda a fixar conteúdos não assimilados em uma aula teórica.

É interessante colocar a música para rodar junto com a letra, assim você vai ler no mesmo ritmo e a fixação será mais rápida.

Ouça as músicas várias e várias vezes. Coloque no som do carro, no celular, em casa, no trabalho, durante sua atividade física e onde mais você puder ouvir. Por isso, sempre escolha músicas que você goste de ouvir, do contrário você irá enjoar rapidamente.


 
 
 

Comentários


bottom of page